As pessoas que se envolvem em drogas, álcool, fumo, jogos, que têm um transtorno alimentar, ou qualquer outro vício, estão agindo de acordo com as influências de um processo de pensamento destrutivo.
O vício pouco a pouco leva a pessoa à depressão, consome sua energia, altera o raciocínio, adultera as ideias, afeta o estado vibracional, ocasionando tormentos sem fim.
Espiritualmente, os vícios acarretam vínculos com consciências em estado semelhante (mesmas tendências e gostos) e na mesma sintonia vibracional. Este fato dificulta a recuperação do indivíduo.
Para tanto, se torna necessário, não somente um tratamento médico ou terapia, mas paralelamente, um tratamento espiritual, com limpeza energética, harmonização dos chakras e observação constante de pensamentos e sentimentos, pois a inabilidade de controlar a frequência e a necessidade de satisfação para manter-se confortável com a própria consciência, são de fato o que constituem a dependência psicológica e desiquilíbrios emocionais.
É vital identificar os gatilhos internos e externos (situações) que fazem disparar a sensação de insatisfação e desiquilíbrio que promovem o comportamento de vício.